Sobre mim

Quando comecei a trabalhar em agência de viagem muitas pessoas me diziam que era um vício trabalhar nessa área. Eu não entendia o motivo e ficava no “apenas sorria e acene”. rs Hoje em dia eu entendo e vou te explicar porque.

De todas as coisas que eu pensei em fazer na faculdade turismo não estava entre elas, na verdade nem se falava desse curso nessa época. É claro que como todo adolescente eu tive dificuldades pra escolher mas psicologia estava sempre nas minhas opções então foi a minha escolha. Alias, escolher sua carreira com 17 anos é muito injusto, quem foi que pensou nesse método de vida?!

Só que eu não passei. E na época surgiu a oportunidade de fazer estágio numa cia aérea chamada Total Linhas Aéreas se eu fizesse turismo e como não queria ficar parada, topei. Passei pro curso de Turismo e pouco tempo depois comecei o estágio no Call center. Isso foi no final de 2003 em Belo Horizonte.

Esse estágio foi um divisor de águas na minha vida porque eu era tímida a ponto de não ter coragem de pedir uma pizza por telefone porque eu morria de vergonha! Agora imagina passar 6 hs do seu dia em um call center?! Foi melhor que teatro! Ali eu descobri como adorava falar com as pessoas e ajudá-las a resolver sua viagem. Nessa época ainda não estava tudo na internet e essa cia aérea era pequena, muitos procedimentos eram manuais e nós conversávamos muito com o cliente por telefone.

A pessoa entrou morrendo de vergonha de tudo e saiu já tendo feito até evento! Nós trabalhamos em uma feira de turismo em BH onde ficávamos de comissária servindo lanches, as pessoas “embarcavam” na aeronave.

Em 2005 eu estava muito decidida a voltar pro Rio. Fiquei procurando um emprego e consegui ser chamada pra uma agência de viagem, vim embora. Quando fui transferir a faculdade pro Rio foi tanta enrolação que eu pensei: é agora! Vou mudar pra psicologia. E mudei. Mas como eu precisava continuar pagando a faculdade eu pensei: “vou continuar nesse trabalho e quando tiver oportunidade eu arrumo um estágio na área de RH (era meu sonho). E foi conhecendo pessoas da área de turismo nessa época que eu ouvia que era um vício e tal. E com o tempo eu fui vendo que eu tava gostando, que eu tinha uma ótima troca com os clientes, muitos voltavam e ficavam por minha causa, pelo meu atendimento. Tenho clientes dessa época até hoje!

Bom, o tempo passou e as coisas foram acontecendo em caminhos super tortos, eu até tentei entrar em algum estágio em RH mas hoje pensando eu acho que me sabotei em várias entrevistas talvez porque nesse ponto eu já não queria mais mudar de área. Eu até me formei em psicologia mas acabei abrindo minha própria agência de viagem em 2009. É uma área que traz muitas alegrias mas também muitas frustrações mas as poucas vezes que eu pensei em parar e mudar de área já me dava uma ponta de saudade de falar de viagem e de me afastar de pessoas maravilhosas que conheci ao longo desses anos.

E então esses dias pensando em como escrever sobre mim eu lembrei do que me diziam e é um fato: Turismo é realmente viciante! Não importa se você é só um viajante ou se também é profissional da área, uma vez que você entre nesse mundo não vai sair mais. <3