Café da manhã ao redor do mundo: como diferentes países começam o dia
A escritora Casey Barber, da CNN Travel, faz uma lista de café da manhã de 21 países e o Brasil está entre eles!
FONTE: CNN Travel
Quando se trata de café da manhã em todo o mundo, há tantas maneiras de aproveitar a primeira refeição do dia quanto de dizer “bom dia”.
De bolo cremoso de milho no Brasil a saborosa sopa de grão de bico da Tunísia, de panquecas macias da Ucrânia a torradas de doce de coco em Cingapura, essas 21 especialidades internacionais oferecem uma opção de café da manhã para todos os paladares.
E mesmo que os sabores de alguns desses pratos sejam inesperados, com base no que normalmente consiste em sua primeira refeição do dia, as apresentações provavelmente são familiares. Leia nossa lista – em nenhuma ordem específica – e aprenda sobre a deliciosa diversidade das culturas de café da manhã do mundo, e talvez até encontre inspiração em alimentos para sua próxima viagem.
Suíça
Nos dias de semana, os suíços costumam tomar café da manhã rápido mas cheio, como o tradicional birchermüesli, a mistura de aveia ao estilo granola com frutas e nozes que geralmente é servida com iogurte grosso.
Mas nos fins de semana, é hora do brunch suíço. Juntamente com roesti (panquecas de batata), queijos e frios, a peça central da mesa de brunch é zopf. Este pão de ovo trançado é semelhante ao chalá ou brioche e servido com mel, manteiga e geléia.
Etiópia
Quando você está tomando qurs (isso é “café da manhã” em amárico, idioma oficial da Etiópia), é provável que você esteja comendo mingau. Embora existam muitas variedades e nomes de cereais quentes servidos em todo o país, o salgadinho é um dos mais populares.
Genfo é feito misturando a farinha de cevada com água fervente até formar uma massa grossa e pegajosa e depois formar um monte com um poço no centro. O poço é então preenchido com manteiga clarificada, misturada com berbere, a complexa mistura de especiarias e montes de iogurte são frequentemente misturados nas bordas do genfo.
Japão
O café da manhã japonês cai diretamente no lado salgado do espectro alimentar: na verdade, muito do que você pode comer no café da manhã no Japão não estaria fora de lugar em nenhuma outra refeição do dia.
Muitas refeições matinais consistem em uma seleção de pratos pequenos, cada um com algumas mordidas de um prato tradicional japonês. Peixes como salmão ou cavala, sopa de missô, legumes em conserva e arroz estão todos representados. Há também o tamagoyaki, uma omelete enrolada levemente doce feita de finas camadas de ovo em uma panela retangular que lhe confere a forma de assinatura.
Islândia
Comece o seu dia na Islândia com uma sacudida de lysi: óleo de fígado de bacalhau, uma fonte abundante de ácidos graxos ômega-3 e um dos subprodutos da indústria pesqueira do país. Embora tenha sido dito para combater o transtorno afetivo sazonal, entre outros benefícios à saúde, não é a única opção de café da manhã.
Para uma refeição matinal mais agradável, tome uma tigela de hafragrautur, uma aveia grossa. Cubra com nozes, passas e açúcar, ou adicione uma porção de skyr, o produto lácteo grosso, semelhante ao iogurte, que é na verdade um queijo fresco.
Cingapura
Se “Crazy Rich Asians” ainda não despertou seu apetite por Cingapura, deixe a multidão de pratos servidos nos vendedores ambulantes seduzi-lo ainda mais. Essas praças de alimentação ao ar livre estão sempre abertas para os negócios, e não é incomum ver pessoas com fome pegando tigelas de macarrão com curry saboroso logo de manhã.
Para um café da manhã tradicional no estilo vendedor ambulante, a torrada de kaya é um must-have. Este sanduíche tostado de aparência despretensiosa é espalhado com kaya saborosa, uma geléia doce feita com leite de coco, ovos e, às vezes, folha de pandan para obter sabor e cor verde vibrante.
É ótimo com café ou chá, e cada barraca ou loja faz a kaya brindar à sua maneira – então por que não tentar algumas?
Marrocos
Juntamente com o chá de menta, os pães de sêmola são o pilar da mesa do café da manhã marroquino. Baghrir são rodelas finas e levedadas, com minúsculos buracos que lhes dão o nome “panquecas de mil buracos” ou “crepes de mil buracos”. Em vez de xarope de bordo, esses pães leves de sêmola são cobertos com manteiga e mel.
Harcha são rodadas mais grossas, em estilo de biscoito, grelhadas, com uma crosta crocante de uma polvilha de sêmola grossa. Eles podem ser divididos como muffins ingleses e servidos com queijo ou manteiga, geléia e mel.
Australia
Para quem gosta de tigelas de grãos, abacate e outros brindes saborosos e outros itens básicos da cultura do café durante todo o dia, o “brekkie” da Austrália será uma combinação feita no céu.
Com foco em produtos frescos, grãos integrais e combinações nutritivas, o café da manhã australiano pode variar desde a clássica torrada de abacate no pão sem sementes até uma tigela de farro coberta com ovo escalfado e legumes em conserva ou pudim de arroz com iogurte, sementes e frutas.
Não se esqueça do “flat white” – um café expresso com uma alta proporção de leite cozido no vapor, que nem a Starbucks consegue.
Argentina
Há uma palavra que define a propagação do café da manhã na Argentina: facturas. O termo abrangente para doces abrange um mundo doce e pastoso de formas, tamanhos e sabores.
Algumas das ofertas mais populares incluem medialunes, uma massa de brioche em forma de croissant; bombas e bolas de fraille ou rosquinhas fritas; e churros, que geralmente são mergulhados em chocolate. Muitos são cheios de doce de leite ou crema pastelera, um creme de baunilha.
Emparelhe um prato de facturas com erva-mate ou café altamente cafeinado.
Alemanha
Na terra de muitos wurst, não é surpreendente que lingüiça e outras carnes tenham um papel de destaque no frühstück, o tradicional café da manhã alemão.
Este buffet é repleto de variedade: salsichas, frios, queijos, pão e pãezinhos (incluindo biscoitos), além de frutas frescas, ovos cozidos e condimentos como geléia caseira. As opções abundantes destinam-se à amostragem e montagem, como desejar.
Brasil
Se você não consegue parar de comer pão de queijo, os pães assados que são um marco da cultura brasileira, ficará feliz em saber que também pode comê-los no café da manhã.
Mas, para obter uma variação dos pães brasileiros, tente o bolo de fuba. É um bolo de pão de milho com uma textura úmida e cremosa que vem da adição de queijo parmesão ralado e / ou coco ralado. Fatiado e servido como um “pound cake”, frequentemente também é um aperitivo à tarde.
Obs: Eu deixei a descrição como ela mesma fez para ficar mais original. Ela acha que a massa do bolo de fubá é uma massa de bolo de broa de milho. Como se você fizesse um bolo com massa de pão talvez? Não sei. Talvez tenha achado a textura parecida e foi a melhor forma que encontrou de explicar.
Tunísia
Os fãs de refeições saborosas vão adorar o lablabi, uma sopa de grão de bico com especiarias que, sim, é um café da manhã na Tunísia. Grão-de-bico e pasta de harissa são as duas constantes em praticamente todas as receitas de lablabi, mas as personalizações desta sopa simples e comovente são da responsabilidade de todos os cozinheiros.
Às vezes espessada com pedaços de pão duro, às vezes iluminada por um toque de limão, às vezes cremosa com iogurte ou coberta com azeitonas, há infinitas maneiras de apreciá-la.
E porque muitas vezes é coberto com um ovo escalfado, é um café da manhã que o encherá o dia todo.
Bulgária
Popara segue a longa tradição de usar o pão restante como refeição do dia seguinte. Este café da manhã quente e reconfortante é o favorito da infância de muitos búlgaros – não é um mingau nem um pudim de pão, mas compartilha as características de ambos.
Leite quente ou chá é derramado sobre uma tigela de pão em cubos, queijo sirene búlgaro desintegrado, manteiga e açúcar e deixado de molho até ficar macio e macio.
O Sirene é um queijo no estilo feta, mais cremoso e macio do que muitos dos queijos salgados da Europa Oriental, por isso não confere ao prato tanto sabor salgado quanto mais sabor fresco de queijo de cabra.
Peru
Kahvalti, o tradicional café da manhã turco, é um assunto luxuoso que tem um pouco de tudo para todos. Para quem gosta de pastar e lanche, as opções abundantes não deixarão nada a desejar.
Pães turcos como simit, pão circular sem sementes ou pide, pão achatado em borracha, acompanham tigelas de queijo feta ou outros queijos frescos e salgados; azeitonas; halvah; e mel e conservas. Os ovos são frequentemente cozidos com fatias de sucuk fritas, uma lingüiça de carne seca temperada com alho, pimenta vermelha, cominho e sumagre.
Guam
Esta pequena ilha – tecnicamente um território americano – no Oceano Pacífico é um caldeirão da cultura culinária, com alimentos que mostram a influência dos vários países que colonizaram a terra ao longo dos séculos.
Como muitas nações do Pacífico asiático, o Spam é um suplemento favorito para o café da manhã de arroz frito e ovos. Mas tão popular é a salsicha de porco chamorro local, uma salsicha fresca ao estilo de chouriço com o nome da população indígena da ilha. Grelhado em links ou rissóis, é salsicha de café da manhã como nenhum outro.
Portugal
Bebidas de café com muito leite são a primeira coisa a fazer ao tomar café da manhã em Portugal. Uma mei de leite, uma mistura e meia de café e leite, ou um galao, que é principalmente leite com uma dose de café, é uma maneira fácil de facilitar o dia.
Embora muitos portugueses tenham um pedaço simples de torrada ou pão ao lado de sua bebida, o emparelhamento perfeito para esses cafés com leite é pasteis de nata ou tortas de nata. Com uma casca de massa folhada escamosa e um recheio cremoso de creme, eles são igualmente populares como um lanche para o café, às 11h, outro ritual matinal português.
Ucrânia
Macios e macios por dentro e crocantes por fora, as panquecas syrniki ucranianas não ficariam fora de lugar em um buffet de brunch de cinco estrelas.
No entanto, eles são feitos com um ingrediente simples: queijo fresco do agricultor, conhecido como tvorog, com uma consistência semelhante à ricota ou queijo cottage. O exterior nítido vem de uma draga rápida de farinha, como um bolinho de café da manhã.
Como panquecas americanas ou rabanadas, elas podem ser cobertas com frutas frescas, conservas ou açúcar em pó, mas como panquecas de batata ou blintzes, podem ficar salgadas com um pouco de creme de leite.
Jamaica
Para o café da manhã na Jamaica, não poderia ser mais patriótico do que comer o prato nacional: ackee e peixe salgado.
O Ackee, uma fruta delicadamente doce em forma de pêra, é refogado com bacalhau, tomate, alho, pimentão e cebola em uma corrida de café da manhã que reúne doce, salgado e picante para um sabor único da ilha. Embora pareça com ovos mexidos, esse é apenas o ackee amarelo cremoso, a fruta nacional da Jamaica, no prato.
Taiwan
Enquanto um copo de leite é frequentemente anunciado nos EUA como “parte de um café da manhã equilibrado”, o dòu jiāng leva a tradição a novos níveis. Este leite de soja fresco é uma especialidade de Taiwan, normalmente feita fresca por vendedores ambulantes e restaurantes todas as manhãs para seus clientes.
Servido quente no inverno e frio no verão, é um contraste refrescante com as panquecas de cebolinha, bolinhos de massa e bolinhos de massa que também fazem parte do café da manhã normal de Taiwan. Mergulhe os bolinhos no leite de soja para um tratamento extra.
Italia
Os italianos estão quase ocupados demais para o café da manhã – ou assim você pensaria no número de cafés em que os hóspedes tomam seu café expresso para uma rápida sacudida no início do dia.
Mas, seja de pé ou relaxando por um momento em uma mesa de café, sempre há tempo para um café e uma pastelaria italiana. Pela manhã, café expresso ou cappuccino são frequentemente combinados com um doce simples, como um cornetto, ou croissant, recheado com creme ou Nutella.
Sfogliatelle, uma massa crocante e escamosa de várias camadas com recheio doce de queijo ricota, é outro padrão para o café da manhã.
Estados Unidos
Quando se trata de um brunch clássico americano, você não pode errar com panquecas fofas de soro de leite coalhado empilhadas ao lado de uma pilha de bacon crocante. As texturas contrastantes e a combinação de sabor salgado e doce tornam este café da manhã o favorito de crianças e adultos. E enquanto as panquecas podem ser vestidas com tudo, desde mirtilos frescos a pedaços de chocolate e nozes, as coberturas clássicas de manteiga e xarope de bordo continuam sendo o padrão-ouro.
Rússia
Embora pareça indulgente, o caviar é realmente um café da manhã russo. Seja em caviar vermelho ou preto, continua sendo a cobertura preferida para grandes blini dobrados tipo crepe ou pequenas e grossas panquecas de oladyi nos brunches de fim de semana.
Nos dias úteis, no entanto, o café da manhã é mais simples. Nessas manhãs, o caviar é espalhado pelo pão de centeio escuro e doce, conhecido simplesmente como pão preto, às vezes com uma mancha de manteiga também.
Mais importante ainda, um bule de chá preto é um acessório em todas as mesas do café da manhã.
Casey Barber é escritora, fotógrafa e ilustradora de alimentos; a autora dos livros de receitas “Pierogi Love: New Adora Comida Caseira do Velho Mundo” e “Snacks Clássicos Feitos a Partir do Zero: 70 Versões Caseiras de Suas Delícias de Marca Favoritas”; e editor do site Good. Comida. Histórias.